Secador de cabelos fazendo barulho? Veja motivos!

O secador de cabelos fazendo barulho é normal, mas tem algumas situações que podem significar problemas no aparelho. Veja o que pode causar o problema!

O secador de cabelo é um eletro indispensável para muitas mulheres. Porém, uma característica marcante desse produto é o barulho. Quando o secador está em uso, costuma produzir altos níveis de ruido. Por isso, o secador de cabelos fazendo barulho estranho é um dos primeiros sintomas de que algo não está bem.

Neste post vamos falar sobre o barulho do secador de cabelos. Veremos que é possível reduzir o ruído do secador. E quando o secador de cabelos fazendo barulho estranho, o que é possível fazer.



Secador de cabelos: Como funciona

Antes de falarmos sobre os ruídos, é interessante entender como o secador de cabelo funciona. Existem diferentes modelos, para uso doméstico ou para uso profissional, mas a forma como trabalham é basicamente a mesma.

O secador de cabelo, em linhas gerais, é composto por uma chave liga/desliga, um controle de velocidade, uma ventoinha, motor, uma chave de aquecimento (que gerencia a intensidade de calor produzido), uma resistência (que gera o calor) e um termostato (que desliga o motor por segurança caso haja superaquecimento).

secador de cabelos motor

Leia também


Ao ligar o secador, o motor gira a ventoinha, que suga o ar pela parte traseira do aparelho, fazendo-o passar pela resistência (que o aquece) antes de ser expelido. Este processo resulta em um ruído característico que pode alcançar, em média, 80 decibéis (dB). Ou seja, secador de cabelos fazendo barulho é normal durante o funcionamento.



Secador de cabelos fazendo barulho estranho: como consertar

Vimos que é normal o secador fazer ruídos. Porém, quando o secador não está funcionando bem, um dos primeiros sintomas é a mudança no barulho que ele faz.

Muitos dos ruídos que um secador faz são um sinal de que algo no seu secador precisa de atenção. Se você percebeu que o seu secador de cabelo está fazendo barulhos estranhos, siga nossas dicas e descubra qual o problema:

Ventoinha travada ou enroscada

Um problema comum dos secadores é a ventoinha travada no interior do aparelho. Se você ouvir um ruido grave e constante, pode ser que a ventoinha esteja enroscada. Outro sintoma de que a ventoinha está presa é o superaquecimento rápido do secador de cabelos. Se ele esquentar muito, desligue para evitar que o secador pegue fogo.

A causa deste problema pode ser o acúmulo de cabelos e outras impurezas. Para resolver esse problema, retire o secador da tomada, desmonte o aparelho e faça a limpeza da ventoinha com uma escova pequena (como uma escova de dentes velha).

Ah, se você deixou seu secador cair no chão, é provável que ele tenha solto alguma peça interna ou mesmo amassado – e isso trava a ventoinha do secador de cabelos.



Filtro sujo e entrada de ar entupida

O secador de cabelos possui um filtro interno que limpa o ar que será direcionado para a saída. Esse filtro pode estar completamente sujo, ocasionando o problema. Outra possibilidade são as entradas de ar, que podem estar obstruídas. Essas entradas de ar servem também para refrigerar o pequeno motor do secador de cabelos.

Cabelo, pelos e outros itens podem entupir o filtro e a entrada de ar. Em ambos os casos, a solução é abrir o secador fazer a limpeza do filtro ou das entradas de ar.

secador de cabelos filtro

Motor danificado

O motor dos secadores de cabelo são projetados para serem duráveis. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que ele dure ainda mais. As principais causas de problemas no motor são cabelos e umidade, dois elementos encontrados em abundância no banheiro. Quedas e impactos também contribuem para danos no motor do secador.

Se foi feita a limpeza da ventoinha, filtro e entradas de ar e mesmo assim o secador de cabelos faz barulho, o problema pode estar no motor do secador. Nesse caso, pode ser mais interessante comprar um secador de cabelos novo – e de preferência, que faça menos barulho.

Secador não esquenta

Além das opções acima, outro problema comum no secador é a queima da resistência. Da mesma forma como acontece com os chuveiros, a resistência que fica dentro do aparelho pode queimar. O secador não esquenta, mas o barulho do secador continua o mesmo.

Se o seu secador não esquenta, mas continua soprando vento normalmente, provavelmente o problema é na resistência.

secador por dentro

Como reduzir o barulho do secador de cabelos

Caso você se incomode com o barulho do secador e queira reduzir o desconforto com barulho do secador de cabelos, há uma alternativa. O No Noise é um dispositivo que promete reduzir em até 70% os ruídos do secador.

Fabricado pela americana Zhorn, o No Noise é um acessório leve e discreto. Além de ser muito simples de instalar, ele não atrapalha em nada o uso do aparelho. De quebra, ainda protege contra quedas e evita que cabelos sejam sugados para dentro do secador. Ele fica encaixado na parte traseira do secador e seu formato é compatível com a maioria dos modelos de secador de cabelos à venda no mercado.

A Parlux também tem um silenciador para secador de cabelos.

Verifique o Selo Ruído na hora de comprar secador

Na hora da compra do seu secador de cabelo, é possível escolher qual modelo comprar com base no nível de ruido que ele produz. O INMETRO e o IBAMA criaram o Selo Ruído, um indicador intuitivo do nível de ruído para que o consumidor possa escolher os aparelhos mais silenciosos.

O objetivo da medida é de diminuir o excesso de ruído emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos. Aparelhos como liquidificador, secador de cabelo e aspirador possuem o selo.

O Selo Ruído classifica os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deve estar colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto.

Selo Ruido - INMETRO e IBAMA


Como escolher o secador de cabelo que não faz barulho

Pensando em comprar um secador de cabelos novo? Então temos algumas dicas para você comprar um secador que faça menos barulho.

A primeira dica é verificar e comparar os valores do Selo Ruído dos aparelhos que você tem interesse em comprar. Como explicamos acima, esse selo vai indicar qual secador faz menos barulho.

A segunda dica é: Fique atento à potencia do aparelho. A potência dos secadores de cabelo varia entre 1.000 e 2.000 Watts. Quanto maior a potencia, mais caro e mais energia ele consome.

Entretanto, um secador de baixa potência vai ficar ligado por mais tempo, já que ele é mais fraco.

E como escolher? De acordo com sua necessidade: secadores com potência mais elevada são mais adequados para pessoas que possuem cabelo comprido. Da mesma forma, pessoas com cabelo curto devem dar preferência para modelos com potência mais baixa.

Ainda sobre barulho, a boa notícia é que as empresas estão se empenhando em fabricar secadores de cabelo cada vez mais silenciosos. Os modelos da marca Zhorn (a mesma do No Noise) possuem uma atenção especial com relação à produção de ruídos.

Secadores silenciosos Zhorn e Parlux em oferta

Barulho excessivo do secador de cabelos pode fazer mal

Já percebeu como ficamos incomodados ao permanecer por muito tempo imersos no barulho do salão de beleza? É porque estamos expostos a sons acima de 85 decibéis (dB).

O problema é que o ruído excessivo (acima de 90 decibéis) tem feito cada vez mais vítimas da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). O nível máximo suportado pelo ouvido durante 8 horas é de 85 decibéis.

A PAIR é uma das doenças mais frequentes do aparelho auditivo e um dos problemas ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. Veja mais nessa reportagem da RBS.



Som do secador para acalmar bebês?

Parece impossível, mas o mesmo som que incomoda pode ser o que embala um bom sono. Pelo menos é o que acontece com os recém-nascidos. Sim, bebês! Uma forma de acalmar a criança que teima em dormir é ligar um secador de cabelo (a uma distância segura, claro) para que ela se acalme.

O barulho do secador é calmante para os bebés recém-nascidos até aos 4, 5 meses porque é um som familiar. Dentro da barriga, o bebé ouve o som do corpo materno, alto e contínuo, 24 horas por dia. E este som é tão alto quanto um aspirador ou secador acima dos 70 decibéis.

secador de cabelos cinza

Aparelhos como o secador ou uma TV sem sintonia (chiando) produzem o chamado ruído branco: É um sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. O ruido branco isola o barulho externo e cria um ambiente familiar à criança, ajudando a se sentir mais segura e o poder de relaxar.

Além de acalmar o bebê, o ruído branco ainda abafa outros sons, como o barulho de carros, obras ou cachorros latindo. Saiba mais sobre o ruído branco nessa reportagem da BBC.



Resumindo

O secador de cabelos fazendo barulho é comum, mas em alguns casos pode significar problema no seu secador. Ventoinha travada, motor com problema e filtro sujo podem ser os motivos do secador de cabelos fazendo barulho. O barulho do secador pode ultrapassar os 85 decibéis, o que pode ser prejudicial caso haja exposição a este ruído por muito tempo.

Tópicos relacionados

  • barulho de secador
  • som de secador
  • conserto de secador de cabelo
  • conserto de secadores de cabelo
  • barulho de secador de cabelo
  • secador de cabelos fazendo barulho
  • secador faz barulho
  • barulho do secador de cabelos

Você vai gostar