Fogão / Cooktop

Por que o fogão deixa panela preta? Veja causas

por-que-o-fogao-deixa-panela-preta-veja-causas

O fogão é essencial em qualquer lar, sendo uma das principais formas de fazermos nossas refeições. Uma reclamação comum sobre este eletrodoméstico a gás é que ele mancha as panelas. As pessoas percebem que o fogão deixa panela preta em alguns casos. Porque isso acontece? Vamos descobrir neste texto do Guia Eletro como não estragar as panelas fazendo alguns ajustes no fogão a gás.



Porque o fogão deixa panela preta?

O fogão deixa panela preta ou causa manchas nas panelas se o queimador não estiver aquecendo uniformemente, se o calor estiver muito alto ou se a chama não estiver ‘pura’.

Observe qual a cor da chama do fogão. Ela deve ser, na maior parte, azul. Se houver uma cor amarela no final da chama, significa que há muito ar junto com o gás. Ajuste a válvula do gás até que a chama fique completamente azul. Chamas altas e chamas com muito ar podem fazer com que suas panelas se chamusquem.

queimador panela

Outra razão do fogão deixa panela preta é que o gás está acabando. Este é um sintoma de que o gás está no fim. Quando o botijão está esgotando, um gás interno chamado pentano também acaba sendo expelido para a queima –  e ele vai manchar a sua panela. Certifique-se de que o registro esteja aberto e troque seu botijão por um novo.



Como prevenir marcas de queimadura

Cozinhe o maior tempo possível com a chama mais baixa. Uma boa dica é olhar para a chama e abaixá-la até que esteja tocando o fundo da panela. No caso daqueles pratos que precisam ser cozidos em fogo alto, considere o uso de panelas de ferro fundido, pois elas já são escuras e não vão apresentar marcas de queimadura. Fique atento também quando o gás está chegando no fim.

Outra dica importante é limpar periodicamente os queimadores do seu fogão ou cooktop.

Vídeo: Por que o fogão mancha panela?



Como limpar manchas pretas na panela

Se as marcas de queimadura aparecerem na panela, você pode lavá-las com um limpador de forno. Outra dica: Você também pode ferver uma panela grande de água com sabão, e colocar a panela manchada dentro dela, deixando-a ferver por alguns minutos.

O site Dr. Lava Tudo também tem uma receita de como tirar queimadura ou acúmulo de gordura do revestimento externo, utilizando bicarbonato de sódio e vinagre.

Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio;
  • vinagre branco;
  • sal;
  • palha de aço;
  • recipiente;
  • sabão de coco em barra.

Processo:

  1. Em um recipiente, coloque uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  2. duas colheres (de sopa) de sal;
  3. 10 colheres (de sopa) de vinagre branco. E misture bem;
  4. molhe a palha de aço na solução e comece a esfregar o revestimento externo da panela;
  5. o segredo está ao esfregar. Não precisa usar força, apenas jeito;
  6. após alguns minutos, você chegará no resultado desejado;
  7. e finalize com chave de ouro. Dê brilho a sua panela esfregando uma outra palha de aço com sabão de coco em barra.


Resumindo

Vimos que o fogão deixa panela preta porque a chama está desregulada ou quando o gás está acabando. Com algumas dicas você consegue facilmente identificar se a chama está manchando suas panelas. Vimos também como fazer para prevenir as manchas na panela e como limpar as marcas que queimadura.

Tópicos relacionados

  • fogão deixa panela preta
  • porque a panela ficou preta no fundo
  • porque o gas empreteja as panelas
  • porque o gas suja a panela
  • chama amarela no fogão
  • porque a panela fica preta quando o gas esta acabando
0 comentário(s)
compartilhe
Tags:

Deixe uma resposta