O que é soundbar e por que você precisa de um!

Não compre sua sound bar sem ler o nosso guia! Confira tudo o que você deve avaliar na hora de escolher sua soundbar. Veja dicas, sugestões e mais!

Você comprou uma TV 4K, de altíssima resolução, cores brilhantes, funções inteligentes, e muito mais (seguindo as nossas dicas de como comprar uma TV 4K). Mas você percebeu que uma coisa não faz jus ao conjunto: o som. Por isso as soundbars fazem tanto sucesso. Veja o que é sound bar, porque você precisa comprar uma, e como fazer a escolha certa!



O que é sound bar?

Após muito tempo de estagnação, as TVs estão melhorando bastante. Além de se tornarem smart, a qualidade das telas está em evolução constante – atualmente estamos na era das 4K Ultra HD, e no horizonte já apontam as TVs 8K.

Porém, ainda há um aspecto em que mesmo as TVs modernas ficam devendo: o som.

Também, isso não é surpresa, pois os televisores cada vez mais finos não possuem espaço para caixas de som de alto nível. A sound bar surgiu como uma alternativa elegante – e efetiva – para este problema.

o que é soundbar

Leia também


Uma soundbar é um dispositivo longo, fino e retangular, com alto-falantes e muita tecnologia. As soundbars ocupam pouco espaço, são discretas, fáceis de instalar e uma solução bacana para melhorar o som da sua TV.

Entretanto, não exija de uma soundbar um som com a qualidade de um home theater. Mas elas chegam perto disso. Muita gente escolhe o soundbar porque não têm espaço necessário em sua sala para instalar os vários alto falantes de um home theater.



Sound bar ou sound base

Na esteira do lançamento das soundbar, temos também o surgimento das sound base. Elas são semelhantes às sound bars, oferecendo uma solução compacta para melhorar a qualidade do som da sua TV. O objetivo de uma sound base é exatamente o mesmo que uma barra de som, mas eles diferem em tamanho e potência.

Em vez de posicioná-lo em frente à TV como uma sound bar, eles servem como suporte para a TV. Enquanto alguns soundbars vêm com subwoofers externos, as sound base possuem um subwoofer integrado. Isso é possível graças ao seu corpo maior.

A sound base é mais adequada para TVs de telas menores, já que TVs maiores não precisam de base.

Souund bar ou home theater

Os sistemas de cinema em casa (ou home theater) são constituídos de vários alto falantes, posicionados em diferentes pontos da sala. Assim conseguem criar um efeito de som surround perfeito. O resultado final do home theater é muito mais próximo ao som de cinema, e mais realista do que uma sound bar.

Enfim, se você tem espaço e dinheiro, e principalmente, quer ter uma experiência de cinema, considere o home theater porque ele vai fazer a diferença na sua experiência de áudio.

Como escolher sua sound bar

As sound bars são inteligentes, discretas e fáceis de configurar. As melhores soundbars podem até simular um sistema de som surround completo. Entretanto, você precisa ficar atento a algumas questões. Existem entradas HDMI suficientes para todos os seus dispositivos? E o Bluetooth? Quantos canais é o melhor?

Independentemente de qual soundbar você escolher, será um grande avanço em relação aos alto-falantes internos de praticamente qualquer TV. Confira nossas dicas de como escolher sua sound bar, e faça sua opção!



Você precisa de subwoofers?

Ao pesquisar os modelos de sound bar na internet, logo você vai perceber que alguns modelos possuem um subwoofer externo adicional. Mas será que você precisa de um?

Os subwoofers são alto-falantes dedicados à reprodução de áudio de baixa frequência, como graves estrondosos, bombas explodindo ou as hélices de um helicóptero girando. Os modelos de soundbar sem subwoofer tentam simular o efeito, mas o corpo do sound bar é pequeno demais para que ele fique bom de verdade.

soundbar subwoofer

Por isso, o sound bar com subwoofer vai proporcionar um som mais completo, projetando o áudio em toda a sala. Se você curte assistir filmes ou séries de ação, ou histórias com músicas realmente épicas, então escolha um modelo com subwoofer (de preferência, que conecte-se sem fio).



Conexões: Quanto mais (e diferentes), melhor

As sound bars conectam-se a sua TV (ou outros dispositivos) de várias formas. Na maioria das vezes, você só precisa conectar o HDMI ou a porta óptica. Antes de bater o martelo sobre um modelo, avalie a quantidade de dispositivos que você deseja conectar à sound bar, e escolha um sound bar que permita todas estas conexões.

A porta óptica oferece uma conexão sólida, sendo a melhor ponte entre sua TV e a soundbar. É também uma das conexões mais fáceis, simples e confiáveis que temos (principalmente nos modelos mais baratos). No entanto, tem limitações: Ela não possui a largura de banda para transmitir um sinal 5.1, por exemplo.

A interface HDMI suporta mais formatos de áudio do que outras formas de conexão, o que significa ter um som de melhor qualidade. As sound bars mais recentes possuem conexão HDMI ARC (Audio Return Channel), possibilitando que a televisão e a sound bar troquem facilmente informações, incluindo a capacidade de encaminhar vídeo para a TV.

O HDMI ARC também permite controlar o volume da sound bar com um único controle remoto. Algumas barras de som também podem atuar como centrais de entretenimento para sua casa: você conecta todos os seus dispositivos nela, para um controle simples e fácil.

conexões da TV

Pense também nas conexões sem fio: prefira modelos com Bluetooth integrado. Isso facilita a transmissão de músicas do seu computador, smartphone ou tablet para a sound bar. Alguns modelos também tem conexão wi-fi para que você possa acessar sua internet pela sound bar e ouvir áudio diretamente do Spotify, DEEZER, Youtube, etc.

Os modelos costumam disponibilizar portas USB. Se você tem costume de ouvir músicas em pendrives, verifique se o sound bar tem função MP3. Em alguns casos, as entradas USB são incluídas apenas para atualizações do software do aparelho.

Dê uma olhada no manual da sua TV e verifique as opções de conexão que ela possui.



Sound bar ativa e sound bar passiva

Temos no mercado dois tipos de sound bar: As ativas e as passivas.

A sound bar passiva é a que não possui um amplificador de potência e, portanto, requer um receptor ou amplificador separado para funcionar. Esse tipo de sound bar têm alto-falantes melhores – e isso significa um som melhor. Normalmente, as sound bars passivas custam um pouco mais, e exige conectar outros componentes. Você também precisará de um subwoofer tradicional, se quiser um baixo extra.

O sound bar ativo significa a barra de som possui amplificadores integrados que alimentam tudo, bem como processadores de canais que separam os alto-falantes esquerdo, direito e central na barra de som. Portanto, não precisa comprar nenhum receptor extra, além de ter menos fios (o dispositivo tem tudo incluso).

Resumindo: Se você deseja apenas melhorar o áudio da sua TV, compre uma barra de som ativa. As barras de som passivas são mais adequadas para instalações personalizadas (por exemplo, se você quiser montar um sistema Dolby Atmos completo).



Canais de áudio: Entenda os números

Pesquisando sobre os soundbars, você vai encontrar alguns números confusos. Referencias como “2.0”, “3.1” ou “5.1” servem para indicar quantos alto falantes tem uma barra de som, e se tem (ou não) um subwoofer.

O primeiro número (antes do ponto) refere-se ao número de falantes, e o número após o período indica se há um subwoofer (1) ou não (0).

Logo, um sistema com canais 2.0 significa que tem apenas dois alto falantes (direito e esquerdo). Um sistema 3.0 tem três alto falantes (esquerda, direita e centro).

A soundbar com canais 5.1 possui um subwoofer, e simula a presença de colunas de som traseiras ou surround. Alguns modelos mais elaborados de sound bar vem com alto-falantes satélites sem fio. Fique atento: Eles não precisam se conectar fisicamente com a própria barra de som, mas precisam de uma fonte de energia.

soundbar canais

Se houver um terceiro número – isto é, 5.1.4 – isso significa que a barra de som suporta som surround Dolby Atmos. O número final refere-se à quantidade de falantes que ecoam para cima, refletindo o som de cima para baixo e criando um efeito mais envolvente. Atmos é a tecnologia de som surround mais popular atualmente, capaz de processar individualmente 128 áudios numa mesma cena.

Agora ficou fácil de entender a importância dos canais: Quanto mais, melhor será a experiencia final de som que você vai experimentar com sua sound bar.



Onde posicionar sua sound bar

O local onde você deixa sua TV (e quanto espaço você tem) pode ser importante na hora da escolha da sua sound bar. No quesito instalação, as sound bar são versáteis: elas podem ser fixadas na parede ou posicionadas na frente da sua TV. Vale lembrar que fixar a sound bar na parede próximo a sua TV vai aumentar o espaço usado na parede em alguns centímetros. Talvez isso seja óbvio, mas é melhor você prestar atenção nisso agora (que ainda pode medir o espaço disponível).

Posso colocar sound bar em cima da TV?

Muita gente pergunta se pode colocar sound bar em cima da TV. De acordo com especialistas, sim você pode – se você entende que esse é o lugar certo. Inclusive, algumas sound bars (como a HEOS) são projetadas para funcionar onde quer que você instale. Colocar a sound bar em cima da TV não é o ideal, mas mesmo assim você terá um ganho em relação aos alto-falantes embutidos da sua TV.



Resumindo

O que é soundbar? É um aparelho que melhora a experiência de áudio da sua TV. A sound bar pode vir com subwoofer separado ou não. Fique atento à quantidade de canais e às conexões disponíveis: Em ambos os casos, quanto mais melhor.



Tópicos relacionados

  • O que é sound bar
  • O que faz a sound bar
  • Como escolher sound bar
  • Soundbar vale a pena
  • Sound bar ou sound base
  • soundbar ou home theater
  • soundbar avaliação
  • soundbar comentarios
  • soundbar comprar
  • soundbar compensa

Você vai gostar