Microondas não esquenta: Resolva rapidinho!

Quer descobrir porque seu microondas não esquenta? Confira as causas mais comuns para este defeito e descubra como resolver este problema!

O microondas é um daqueles eletrodomésticos que, aos poucos, tem se tornado indispensável para muitas famílias. Versátil, pode ser usado tanto para aquecer um lanche rápido, como para preparar uma refeição mais elaborada. Por isso, quando o microondas não esquenta, com certeza vai causar algum aborrecimento.

Contudo, pode ser que o microondas não esquenta por conta de uso incorreto. Há alguns testes simples que você pode fazer em casa para encontrar a razão pelo qual o microondas não está funcionando. Preparado? Então vamos descobrir porque o microondas não esquenta e tentar solucionar esse problema.



Microondas não esquenta: O que fazer

Como você pode imaginar, o microondas não esquenta por vários motivos. A causa do problema pode ser desde um defeito complexo no magnetron, até uma falha na utilização do eletrodoméstico. Ou mesmo o desgaste natural dos componentes internos, causado pela utilização constante.

Microondas não esquenta


Leia também


Preparamos uma lista de situações que podem causar este problema, e as prováveis soluções que irão ajudá-lo a decidir se você mesmo pode consertar o microondas não esquenta ou se vai precisar chamar um profissional.

Confira a alimentação de energia
Pode parecer besteira, mas a primeira coisa a fazer é observar como está o fornecimento de energia para o seu microondas. Veja se o plugue está na tomada, ou se o disjuntor está devidamente armado.

Se o aparelho estava normal antes, mas agora o microondas não esquenta, pode ser que tenha dado defeito na tomada, um curto circuito por exemplo.

Se o microondas não esquenta mas acende o painel de controle, chega a fazer “bip” e outros sinais sonoros, pode ser que o aparelho esteja com energia, mas insuficiente para o seu funcionamento completo. A tensão da rede elétrica pode estar – temporariamente – inferior à necessária. É normal ocorrer a oscilação de tensão da rede, principalmente nos horários de pico.

Caso seu microondas está dividindo a tomada com outro eletro, também pode ser a causa. A recomendação dos fabricantes é que haja uma tomada destinada exclusivamente para o seu microondas.



Verifique se a porta fecha
O microondas possui um dispositivo de segurança que não inicia o aquecimento enquanto a porta não estiver fechada. Por isso, verifique se a porta está fechando completamente. Alguns modelos possuem um alerta visual ou sonoro de que a porta está aberta.

As vezes o recipiente que usamos é um pouco grande, impedindo o fechamento da porta. Ou pode ser que haja algum obstáculo impedindo o fechamento da porta. Em último caso, se você está certo de que a porta está sendo fechada corretamente, pode ser que o sensor de fechamento esteja com defeito. O sensor de fechamento da porta é responsável por informar à central de processamento que a porta está fechada – e autoriza o funcionamento do motor.

Porta danificada
Entre as alternativas do micro ondas não esquentar, está a possibilidade da porta não estar vedando as ondas magnéticas de forma adequada. A causa pode estar na própria porta (amassada ou empenada), nas dobradiças e trincos (quebrados ou frouxos), ou nas juntas da porta e superfícies de vedação.

Importante: As fabricantes recomendam não usar o forno se a porta estiver danificada.

Essa é a potência adequada?
Você coloca o alimento, liga o microondas e mesmo assim, a comida não aquece. Pode ser que o problema seja a baixa potência do aparelho, para o alimento que você deseja esquentar. A temperatura e a quantidade de comida que você vai esquentar pode exigir mais potência de calor do seu microondas. Um exemplo: O tempo necessário para esquentar duas xícaras de água é maior que o tempo para aquecer uma xícara apenas.

Aumente a potência do microondas, conforme instruções do manual do aparelho. Veja também se o microondas não está funcionando dentro de uma programação mais branda (como a opção ‘Descongelar’). Ou divida o volume de comida em duas ou três porções. Veja no final deste post algumas dicas para organizar os alimentos no micro ondas.

O alimento não foi descongelado
Pode ser que o problema não esteja no micro ondas, mas no alimento. Quando aquecemos um alimento muito congelado, a parte de fora esquenta, mas o meio não, dando impressão que o microondas não esquenta. Observe se o alimento não está congelado, e aguarde o descongelamento antes de colocar no aparelho.



Coloque o alimento na posição correta
Certifique-se de colocar o alimento na posição correta. Se os alimentos estão mal distribuídos pelo interior do forno micro ondas, vai comprometer o desempenho do aparelho. Veja no final deste post algumas dicas para organizar os alimentos no micro ondas.

As saídas de ar estão obstruídas
Se o seu micro ondas não é de encaixar, preste atenção às saídas de ar do aparelho. Verifique se a ventilação do forno está sendo bloqueada: não cubra nem bloqueie as saídas de ar do aparelho. Lembre-se de respeitar as distâncias necessárias ao redor do micro ondas, conforme manual de instruções. A maioria das fabricantes recomenda deixar pelo menos 10 centímetros de espaço de cada lado.

Utensílio inadequado
Pode ser que você esteja usando um utensílio composto de material que não propicie a propagação adequada do calor no alimento. Alguns materiais devem ser evitados, pois com eles o microondas não esquenta corretamente. Utilize apenas recipientes fabricados com material recomendado para aquecimento no micro ondas, ou será necessário muito tempo para o aquecimento do aparelho fazer efeito.

Prato giratório não está girando
O funcionamento do prato giratório é fundamental para que o micro ondas possa aquecer os alimentos completamente. Dê uma conferida se o prato giratório está girando. Escrevemos um guia sobre este problema aqui no site; dê uma conferida depois.



E se não funcionar?

Amigo, se você chegou a esta parte do texto e ainda o seu microondas não aquece, o motivo deve ser mais sério do que imaginamos. Pode ser um fusível do aparelho que tenha queimado, ou mesmo o magnetron. Veja uma foto desta peça abaixo:

magnetron

O magnetron é o componente principal do micro ondas, responsável por converter a energia elétrica nas ondas magnéticas que aquecem os alimentos. Quando ele tem problema, faz um ruído estranho, parecido com um zumbido. Esse é um dos sintomas de que a peça está com problema, e como consequência, o microondas não esquenta.

De qualquer forma, a nossa sugestão a essa altura é procurar ajuda da assistência técnica para que investiguem um possível defeito.

Para concluir, uma última dica de amigo: Resista à tentação de desmontar o seu aparelho e tentar solucionar o falha você mesmo, a não ser que você entenda o que está fazendo e tenha a prática, as ferramentas e espaço adequado. Assim, pelo menos, você evita converter uma falha simples – e barato – em algo maior ainda. Como dissemos, nesses casos é mais interessante procurar um técnico.



Dicas para usar o microondas

Talvez a forma como você esteja dispondo os alimentos não favoreça o funcionamento do aparelho, dando a impressão que o microondas não aquece.

Microondas não esquenta

Veja algumas dicas para fazer o cozimento no micro ondas da forma correta:

  • Todos os alimentos e recipientes devem ser posicionados, sempre, em cima do prato e não podem encostar nas paredes internas do aparelho.
  • Posição dos alimentos: procure sempre arrumar os alimentos em forma circular, deixando o centro vazio, formando um anel na borda do prato. Alguns alimentos precisam ser mexidos, virados ou reajeitados nos recipientes.
  • Os alimentos de tamanho médio ou grande devem ser virados de lado para acelerar o cozimento mais uniforme ou mexidos das bordas para o centro e vice e versa, uma ou duas vezes.
  • Cozimento lento: o uso de potências menores permite uma melhor distribuição do calor nos alimentos e faz com que os cremes mantenham a sua cremosidade e que as carnes mais duras amoleçam.
  • Uso de tampas: os alimentos cozidos com tampa no fogão (por exemplo, arroz) geralmente devem ser cozidos com tampa também no micro-ondas. Use a tampa também no micro-ondas. Use a tampa do recipiente ou improvise uma tampa com um prato. Isso retém o vapor e apressa o cozimento.
  • Uso de toalhas de papel: pode-se usar toalha de papel para absorver o vapor (por exemplo, pães, salgadinhos e frango, quando se deseja que eles fiquem sequinhos) ou para evitar respingos e absorver gorduras (por exemplo, de bacon ou de linguiça).

Resumindo

Quando o microondas não esquenta, você pode observar algumas coisas antes de chamar um técnico. Confira se a porta está fechando, se há alimentação de energia, se a potência está correta, entre outras coisas. É comum este problema ser causado por falha numa peça chamada magnetron. Apresentamos também algumas dicas de como utilizar o microondas de forma adequada para evitar falhas no aparelho.

Tópicos relacionados

  • microondas não esquenta
  • microondas não funciona

Você vai gostar