TVs

Mancha escura na tela da TV LED tem conserto? Veja!

mancha-escura-na-tela-da-tv-led-tem-conserto-veja

Você está assintindo sua TV LED 4K, quando percebe uma mancha escura na tela. Calma, não é só com você: Esse problema é conhecido, e pode acontecer nas TVs samsung, LG, Sony, Philips, Vizio e outras. Mas o que causa essa mancha escura na tela da TV LED? É possível consertar a tela? Confira!



Mancha escura na tela da TV LED Samgung, LG, Sony, Philips e outras

Há muitas reclamações na internet sobre mancha escura na tela da TV LED Samsung, LG, Sony, Philips, TCL, Vizio e outras.

Grande parte dos consumidores dizem que as manchas aparecem depois de apenas 2 anos de uso. Para outros, com 4, até 6 anos de utilização do televisor.

mancha escura tela

Só que não deveria ser assim. De acordo com os fabricantes, a tela LED dura entre 60 e 80 mil horas. Isso significa, no mínimo, 6 anos de TV ligada o dia todo. Vale lembrar que essa estimativa não considera outros fatores, como clima, impactos, umidade, etc.

Por isso, é estranho quando temos mancha escura na tela dos televisores com tão pouco uso.

Tipos de mancha escura na tela da TV

As telas LED (e as LCD) podem apresentar manchas por diferentes motivos. É bom saber para ficarmos atentos a esses casos, que podem acontecer em televisores da Samsung, LG, Philips, etc.

O primeiro motivo de mancha escura na tela da TV é o chamado “burn-in”, quando uma imagem fica sendo exibida por um longo período de tempo. O burn-in é um defeito tradicional das antigas televisões de tubo e das TVs de plasma. Quando uma imagem permanece durante muito tempo na tela ela fica marcada no vidro.

mancha escura tela LED

É comum ver isso nos caixas eletrônicos, que mostram o dia inteiro a mesma imagem. Esse tipo de sombra não é necessariamente um defeito, mas uma consequencia do uso da tela. Isso acontece porque as partículas de fósforo das TVs de plasma podem perder a capacidade de reproduzir luz e se tornarem estáticas.

Dependendo da gravidade desse tipo de mancha, é possível removê-la das telas usando a mesma lógica: exibindo um determinado tipo de imagens na tela por um longo período de tempo.

O segundo motivo é mais grave, e esse sim é um defeito. Veremos a seguir.



Mancha escura na tela da TV LED: Falha na backlight

Quando a TV apresenta uma grande mancha negra na tela LED, o problema provavelmente acontece por alguma falha na backlight.

A backlight, como o nome diz, são pequenos pontos de luz localizados na tela, que fazem parte do processo de geração de imagem. Tanto as telas LCD quanto as telas de LED funcionam usando backlights.

backlights na tela LED

Quando uma ou mais dessas luzes LED queimam, o resultado é a mancha escura na tela. Na verdade, agora sabemos, não é uma mancha, mas uma parte da tela que não está sendo retroiluminada. E por isso fica escura.

Há um teste simples para saber se a sombra escura na tela é uma falha de backlight ou não. Olhe bem de perto a região onde a mancha está, e perceba se consegue ver a imagem. Talvez seja necessário apagar as luzes do ambiente para que você consiga.

mancha escura tela

Algumas TVs (como as Samsung) possuem um recurso de diagnóstico de problema na tela (Home > Settings > Support > Self diagnosis > Picture Test). Entretanto, estes testes não pegam o defeito na backlight.



Mancha escura na tela da TV LED tem conserto?

A boa notícia é que esse defeito tem conserto. A má é que nem todas as TVs podem ser consertadas, ou o custo pode ficar caro demais.

A solução, como vimos, é simples: Só fazer com que todos os LEDs fiquem acesos novamente. O reparo pode ser feito colando a lente da luz LED que se soltou, ou substituindo o componente caso esteja queimado.

barra de backlight para TV

Na internet, tem um monte de vídeos mostrando como fazer o reparo do backlight das telas de TV LED. Apesar de parecer simples, não é aconselhável fazer em casa, mesmo que você seja ninja na arte de consertar eletrônicos.

LED backlight detalhe

Caso sua TV esteja na garantia, vá atrás do fabricante para fazer a substituição da tela, ou da televisão.

Entretanto, em algumas telas LED as backlights fazem parte do conjunto da tela. Ou seja, não podem ser substituídas, e nesse caso, apenas uma tela nova vai resolver.

mancha escura tela da TV

Se esse for o seu caso, sinto muito… mas avalie se não é melhor comprar outra TV (quem sabe uma 4K), já que o preço da tela inteira vai ser praticamente o mesmo de um televisor novo.

Mas porque aparecem as mancha escura na tela da TV LED? Fica fácil de entender quando vemos como funciona uma tela de LED.



Entendendo o funcionamento das telas LED

Para entender como o defeito da backlight causa essas manchas na TV LED, vamos ver uma explicação bem simplificada de como funciona a tela de LED.

A tela LCD/LED é composta de várias camadas. Aquela bela imagem 4K que vemos é formada por uma camada de pixels coloridos. Mas essa imagem gerada na camada de pixels não tem brilho suficiente para ser perceptível.

Por isso, ela precisa de uma luz adicional: Um brilho extra que acentue suas cores e destaque as diferenças entre claro-escuro. Esse conjunto de luzes que nos permitem ver as imagens dos pixels é chamado de backlight.

backlight tela LED

Existem dois tipos de backlight usados pelas TVs de LED da Samsung, LG, Sony, Philips e outras. Cada um tem sua aplicação específica, conforme o tipo da TV, quantidade de polegadas, etc.

  • O edge-lit é quando os LEDs são posicionados nas laterais na tela, permitindo a criação de televisores mais finos e com menor consumo de energia.
  • As telas local-dimming apresentam lâmpadas de LED em toda sua extensão, podendo ser controladas individualmente. Esta disposição das luzes torna a imagem desse tipo de tela melhor que as edge-lit.
infografico tela LED

Agora fica mais fácil entender o que são as mancha escura na tela da TV LED. A mancha negra significa que esses pequenos pontos de luz estão queimados ou perdendo brilho.

As telas edge-lit são mais simples de fazer o conserto, pois em alguns modelos a faixa de luzes LED é substituivel. Mas nas TV com local-dimming, a backlight muitas vezes não permite substituição porque faz parte da estrutura tela. Ou seja, a tela (com todas suas camadas) é uma coisa só, e não permite ser desmontada.

LED backlight

Por isso que, na maioria dos casos, a solução para a mancha escura na tela da TV LED é trocar a tela inteira. Como você deve imaginar, o preço da tela LED é praticamente o mesmo de uma TV nova. Logo, muita gente prefere trocar de televisor a fazer o reparo.



Resumindo

Esse problema pode acontecer nas TVs samsung, LG, Sony, Philips, Vizio e outras. As mancha escura na tela da TV podem ser causadas por “burn-in”, quando uma imagem fica sendo exibida por um longo período de tempo.

No caso das TVs de LCD e LED, o problema provavelmente acontece por alguma falha na backlight. A backlight é uma luz adicional, que acentua a imagem formada pelos pixels na tela. Dependendo do tipo de TV, é possível fazer o conserto, mas em outros a tela toda é uma coisa só, e não permite ser desmontada para o reparo.

Como você deve imaginar, o preço de uma nova tela LED para colocar na sua TV é praticamente o mesmo de um televisor novo. Logo, muita gente prefere trocar de TV a fazer esse reparo.

Tópicos relacionados

  • mancha escura na tela da tv led lg
  • mancha escura tv led philips
  • tv lg com mancha escura na tela
  • mancha negra smart tv samsung
  • manchas smart tv samsung
  • tv com mancha vermelha na tela
  • manchas branca na tela da tv philips
  • mancha na tela da tv lcd
  • mancha escura tv led philips
  • mancha escura na tela da tv led lg
  • mancha escura na tv de led lg
  • mancha negra smart tv samsung
  • faixa escura tv led samsung
  • manchas smart tv samsung
  • tv com mancha vermelha na tela
  • tv samsung com faixa preta na tela
1 comentário(s)
compartilhe

1 comentário(s)

  1. Jose Garcia Alves
    04/09/2019 Em 7:41 pm

    tenho uma esmart tv da lg 49 polegadas 4k webos 6525 esta com 18 meses de uso esta com poblema de manchas escura na tela como resolver

Deixe uma resposta