Lava louças não seca: Confira dicas

Quer descobrir porque sua lava louças não seca? Confira as causas mais comuns para este defeito e descubra como resolver este problema!

A lava louças tem ganhado popularidade no mercado nos últimos anos. Claro, vamos combinar que a vida é muito curta para ficar secando louças. Por isso, imagina só o estresse dos usuários quando a lava louças não seca! Há uma série de motivos diferentes que podem fazer com que sua lava louças não seca.

Mas, calma: antes de ligar para o técnico ou para a assistência técnica, há algumas coisas que você pode checar. Quem sabe, você mesmo resolve o problema de lava louças não seca sozinho – poupando dinheiro e evitando aborrecimentos. #Bora? Veja o tutorial a seguir e conheça alguns ajustes recomendados para quando a lava louças não seca.



Lava louças não seca: O que fazer

Com dissemos anteriormente, uma lava louças pode de repente parar secar as louças por várias causas diferentes. Pode haver várias razões para isso. Preparamos uma super lista de possíveis causas para este problema, que pode ser  útil para você determinar se consegue solucionar o defeito da lava louças não seca sozinho ou se vai precisar da ajuda de um técnico especializado.

As louças foram colocadas incorretamente no cesto
Essa é uma das causas mais comuns para a lava louça não seca. Fique atento na hora de distribuir as louças nos cestos. O manual de instruções da sua lava louças vai explicar melhor como organizar as louças na lava louças, mas na maioria dos modelos a regra é a seguinte: No cesto inferior ficam as peças mais sujas e resistentes, como panelas, travessas e pratos. No cesto superior ficam as peças mais delicadas, como taças, copos, porcelana ou cristal e pratos de tamanho padrão.

Falta de líquido secante abrilhantador
O bom funcionamento da máquina de lavar louças depende do líquido secante. Ele tem a função de dar brilho e facilitar a secagem, evitando que, depois da lavagem, apareçam gotas de água nas louças, sendo chamado por alguns fabricantes de líquido secante/abrilhantador. Quando o problema é que a lava louça não seca, pode haver alguma coisa com o líquido secante. Verifique como está o nível de líquido secante abrilhantador, e caso necessário, reabasteça o dispenser.

As louças foram removidas antes da hora
Tenha paciência: Não retire as louças da máquina imediatamente após o final do programa. Alguns modelos de lava louças jogam um jato de ar quente pouco antes de encerrar o ciclo de secagem, e se você não espera isso, vai ter louças ainda úmidas. Aguarde as luzes indicadoras do painel apagarem ou algum sinal sonoro para abrir a porta da lava-louças. Com cuidado, abra um pouco a porta da lava-louças para que o vapor possa sair. Respeite o processo de secagem por completo, e retire as louças apenas quando elas estiverem frias o suficiente para serem tocadas.



Pouca quantidade de líquido secante abrilhantador
Pode ser que sua lava louças esteja regulada para dispensar uma quantidade mínima do milagroso líquido secante. Veja se sua lava louças permite mudar essa quantidade. Caso seja possível, altere a regulagem do dosador do líquido secante abrilhantador, aumentando a numeração.

As peças estão “coladas” umas nas outras
Se as louças estiverem muito próximas umas das outras no cesto, vai impedir que elas passem adequadamente pelo ciclo de lavagem – e a lava louças não seca adequadamente. Por isso, tome o cuidado de distribuir as louças corretamente, deixando um espaço livre entre as peças para que elas sejam devidamente limpas recebam o líquido secante.

Utensílios armazenados por muito tempo na lava louças
Assim que o ciclo de lavagem se encerrar, retire os utensílios da lava louças. Pode ser que a diferença entre a temperatura interna e a externa faça com que a lava louças fique “suada” por dentro, dando a impressão de que a lava louças não seca.

Utensílios Plásticos e talheres com revestimento de baixa qualidade
Aí a culpa não é da lava louças. Alguns tipos de material plástico dificultam a drenagem da água. Estes a lava louças não seca. Por isso, não devem ser colocados neste eletrodoméstico.

Não foi selecionado o programa de lavagem correto
Nos programas de lavagem mais rápidos, a temperatura de secagem é mais baixa. Óbvio que isso também diminui a qualidade da limpeza – e da secagem. Talvez para esse tipo ou quantidade de louças seja mais adequado escolher um programa de limpeza mais longo.

A água da máquina está escoando?
Outro motivo que a lava louça não seca é alguma falha no escoamento da água usada na limpeza. Verifique se a mangueira de drenagem está posicionada adequadamente, e se ela não está entupida ou dobrada.



Se nada disso funcionar…

É bom a gente lembrar que essas dicas podem ser usadas com a maioria dos modelos de lava louças. Entretanto, caso nenhuma dessas orientações resolvam o problema quando a lava louças não seca, aí é recomendável você partir para o plano B: procurar um profissional para fazer uma verificação mais profunda no motor, nos fios, tubulações, etc.


Leia também


Por último, um conselho de amigo: Evite abrir o seu aparelho e tentar solucionar o erro você mesmo, a menos que você tenha noção o que está fazendo e possua a prática, as ferramentas e espaço adequado. Pode ser que sua lava louças não seca devido a um defeito barato de consertar e você (com sua chave de fendas destruidora) transforme em o problema em algo caro e complicado. Como avisamos, nesses casos é mais interessante procurar um técnico; ele irá descobrir porque sua lava louças não seca.

Dicas para sua lava louças durar mais

Muitas vezes, os defeitos dos eletrodomésticos são originados por utilização incorreta. É a instalação do produto que não é feita corretamente, ou utiliza-se o eletro com sobrecarga, não é feita uma limpeza periódica, etc. A lógica é simples: Quando a gente utiliza o lava louças da forma recomendada, conforme ele foi planejado, evitamos que ele tenha falhas causadas por desgaste. Falhas como não secar a louça, por exemplo.



Para manter o bom funcionamento do seu lava louças, confira algumas dicas de utilização para tirar o melhor proveito dela e fazer seu aparelho querido durar mais:

  • Antes de colocar os utensílios na lava-louças, remova todos os resíduos de alimentos, como você costuma fazer antes de uma lavagem comum.
  • Evite abrir a porta enquanto a lava-louças estiver ligada. A temperatura é muito alta e pode provocar queimaduras através de respingos da água quente. Também pode provocar choque térmico, quebrando vidros, louças e principalmente cristais. Se necessário, interrompa a lavagem e aguarde, no mínimo 50 minutos, caso esteja lavando cristais.
  • Utilize somente sabão específico para máquinas de lavar louças a fim de não danificá-las e garantir o resultado final da lavagem.
  • Utilize líquido secante abrilhantador para garantir melhor resultado de secagem.
  • Verifique se a lava-louças está bem nivelada. Se sua Lava-louças não estiver nivelada e/ou as mangueiras conectadas corretamente, podem ocorrer vazamentos.
  • Depois de cada lavagem, deixar a porta levemente aberta para não acumular umidade e maus odores no interior do equipamento.
  • Depois de cada lavagem, retirar o plugue da tomada elétrica
  • Antes de limpar ou executar alguma tarefa de manutenção, sempre retirar o plugue da tomada
  • elétrica.
  • Nunca usar solventes ou substâncias abrasivas para limpar o gabinete e as partes de borracha do
    equipamento. Usar um tecido macio e água para limpeza externa e interna da lava-louças.
  • Antes de sair em férias, é recomendável executar um ciclo de lavagem completo com a lava-louças
    vazia. Em seguida, retirar o plugue da tomada elétrica e fechar o abastecimento de água. Deixar a
    porta levemente aberta. Isto fará com que as superfícies isolantes da porta durem mais tempo e
    que odores não se acumulem no interior do equipamento.
  • Se o equipamento tiver que ser transportado, tentar mantê-lo sempre na posição vertical. Se for
    absolutamente necessário, poderá ser deitado sobre sua parte de trás.
  • Uma das causas de maus odores na lava-louças é o acúmulo de restos de alimento nas borrachas
    isolantes. Uma limpeza periódica com uma esponja evitará este inconveniente.
  • Outra causa de mau cheiro é a proliferação de fungos nos rótulos das garrafas. Retire as garrafas, seque-as e limpe-as bem. Antes de voltá-las para dentro do eletrodoméstico, seque bem o interior da adega.

Resumindo

Se a sua lava louças não seca, é possível que haja alguma falha no uso do produto. Confira se não há louças demais no cesto, se elas estão muito próximas, se há líquido secante no compartimento, se a água está sendo escoada, entre outras medidas. Caso nada disso resolva, é hora de chamar um técnico para avaliar se o problema é mais sério, como uma falha em componentes do motor da lava louças.

Termos relacionados

  • lava louças não seca
  • lava louças não funciona
  • lava louças pratos úmidos

Você vai gostar