Geladeira

Geladeira fazendo barulho e estalando: Veja as causas

geladeira-fazendo-barulho-e-estalando-veja-as-causas

Meio da noite. Silêncio em toda a casa. De repente, um estrondo rompe a escuridão deixando todo mundo em pânico. Cena de filme de terror? Invasão alienígena? Não, é a geladeira fazendo barulho.

Muita gente tem aborrecimento com geladeira fazendo barulho em casa. E para piorar, alguns modelos de refrigeradores são mais barulhentos que outros. Mas tem algumas coisas que podemos fazer para eliminar ou reduzir estes ruídos. Quer saber como? Continue lendo esse post do GE sobre geladeira fazendo barulho.



Geladeira fazendo barulho: Ruídos que são normais

A geladeira fazendo barulho é, inicialmente, um sinal de que está tudo bem. Por isso, antes da gente verificar como reduzir ou eliminar alguns ruídos que o refrigerador faz, é importante saber que, na verdade, a geladeira faz barulho mesmo.

Alguns tipos de ruídos são normais, causados pelo funcionamento do produto. Ou seja, você vai ter que aceitar que o refrigerador não é um eletrodoméstico silencioso. Confira a seguir alguns ruídos que a geladeira faz que são normais durante seu funcionamento.

Chiado
Quando seu refrigerador está em funcionamento, ele pode apresentar um chiado. Você vai ouvir esse barulho da geladeira principalmente quando estiver com a porta aberta. Este ruído que a geladeira faz deve-se à expansão do fluido refrigerante dentro da placa fria (evaporador), o que não significa um defeito.

Estalos na geladeira
Geladeira estalando pode ocorrer principalmente devido a dois motivos. O primeiro motivo é o desplacamento de gelo. É o mesmo ruído que ocorre quando formas de gelo são retiradas do congelador e expostas à temperatura ambiente. O segundo motivo para a geladeira estalando são as dilatações normais do gabinete, principalmente após o fechamento da porta, quando ocorre um repentino resfriamento do ar que está no interior do refrigerador.



Ruído do compressor
Você identifica esse ruído quando a geladeira faz barulho característico de motor. Significa que o compressor está em funcionamento. O compressor trabalha em alta rotação para obter maior desempenho e menor consumo de energia e pode gerar pequenos ruídos. Isto é uma característica dos compressores modernos que funcionam em velocidades maiores que os modelos antigos, apresentando melhor desempenho e menor consumo de energia.

Ruído de expansão de gás
Esse é o ruído característico da expansão do gás no sistema de refrigeração. É um barulho semelhante ao gerado quando se enche um balão de gás.

Ruído de fluxo de água
Se a sua geladeira possui conexão com torneiras, ela vai fazer barulho característico de fluxo água. Ocorre quando ela está repondo os reservatórios para produção de gelo ou dispenser de água.

Barulho da gaxeta
Normalmente pode ser ouvido ao fechar a porta. Nesse caso, a geladeira faz barulho semelhante ao gerado quando se esvazia um balão de gás.

Ruído por circulação de ar
Este é outro ruído considerado normal, causado pelo fluxo de ar em sistemas de refrigeração Frost Free. Se a sua geladeira tem essa tecnologia de degelo automático, já deve ter ouvido este ruido por circulação de ar.

É meu amigo, melhor se acostumar com alguns barulhos que a geladeira faz. Pensando bem, você vai concordar comigo que é melhor ter uma geladeira que faz barulho mas funciona do que uma silenciosa… e quebrada.



geladeira

Geladeira fazendo barulho: O que fazer

Quando a geladeira faz ruídos demais, tem alguns truques que você pode fazer para reduzir ou eliminar o problema. Veja como é possível resolver isso você mesmo, sem precisar chamar um profissional.

Refrigerador encostado na parede
Pode parecer besteira, mas a geladeira fazendo barulho é um sintoma de que ela está muito próxima da parede. A solução é simples: Desencoste a geladeira da parede, deixando 15 cm de folga de cada lado. Essa é a distância recomendada pelos fabricantes.

Refrigerador desnivelado
Como dissemos, o motor da geladeira gira a velocidades altíssimas. Se os pés da geladeira não estiverem bem apoiados, pode causar alguma vibração no aparelho, e você vai notar que a geladeira faz barulho. Confira se há algum pé da geladeira em falso. Alguns modelos de refrigeradores tem pés niveladores, com rosca, que podem ser girados para aumentar/diminuir a altura de cada pé. Ajuste os pés niveladores conforme instruções ou coloque um calço, qualquer coisa que deixe o refrigerador perfeitamente assentado no chão.

Prateleiras e gavetas trepidando
Retire e recoloque a prateleira ou gaveta; em seguida, coloque algum alimento em cima da prateleira, ou dentro da gaveta, ou redistribui os que já estão ali para eliminar a trepidação.

Objetos encostando na geladeira
Pode ser que o barulho da geladeira não seja necessariamente da geladeira. Outros objetos ou aparelhos encostados na sua geladeira é que podem estar produzindo o barulho. Vale lembrar que quando o motor da geladeira funciona, o aparelho produz vibração, que pode ser transmitida a outros elementos (como o próprio cabo de energia) escorados na geladeira – produzindo barulho. Logo, verifique se não há nada encostando na geladeira e produzindo o ruído.



Outras fontes de barulho

Se o ruído estiver vindo da parte traseira do seu refrigerador, há três componentes possíveis que podem estar causando o barulho na sua geladeira: o ventilador do condensador, o temporizador de descongelamento ou o compressor.

Caso sua geladeira tenha função de auto descongelamento, o ruído provavelmente vem de dentro do aparelho. Isso ocorre porque esses tipos de refrigeradores usam um ventilador para circular o ar através da geladeira e do freezer.

O reparo mais fácil de fazer é quando um barulho de chocalho vem do fundo da geladeira. Neste caso, o culpado mais provável é a bandeja de drenagem, que fica sob a geladeira. Ele pode começar a fazer barulho de vez em quando. Nessa situação, você precisa posicioná-lo de volta no lugar certo para fazer o ruído parar.

Caso nada dê certo…

Caso mesmo após todos esses procedimentos continuar sua geladeira fazendo barulho, é recomendável entrar em contato uma assistência técnica especializada.

Um conselho: Evite abrir sua geladeira e tentar consertar o problema você mesmo, a menos que você tenha noção o que está fazendo e possua a prática, as ferramentas e espaço adequado. Dessa forma, pelo menos, você evita transformar uma falha simples – e barata – em algo mais complicado ainda. Como sugerimos, nesses casos é mais interessante procurar um técnico.



O que diz o manual de instruções sobre ruídos na geladeira?

O manual de instruções é o lugar onde você consegue encontrar respostas para tudo relacionado à sua geladeira – inclusive, como resolver os problemas que ela apresenta. Se você ainda não consultou o manual da sua geladeira, nós fizemos isso pra você!

Mas já adiantamos que as dicas que estão nos manuais são as mesmas que você viu nesta página. Confira por marca:

Manual da geladeira Consul

geladeira consul faz barulho manual

Manual da geladeira Electrolux

geladeira electrolux faz barulho manual

Manual da geladeira Brastemp

geladeira brastemp faz barulho manual

Perceba que todos alertam para o nivelamento e instalação do aparelho.

Como escolher uma geladeira

Se você pretende comprar uma geladeira nova, temos algumas dicas bacanas que vão te ajudar a escolher o modelo certo. Confira aqui no Guia Eletro como escolher sua geladeira!

Resumindo

A geladeira fazendo barulho nem sempre é sinal de problema. Ao contrário, alguns chiados e estalos significam bom funcionamento do refrigerador. Vimos que outros ruídos podem ser resolvidos com pequenos ajustes no aparelho. Se o barulho que sua geladeira faz for no motor, é melhor acionar a assistência técnica da marca.

Tópicos relacionados

  • geladeira fazendo barulho
  • geladeira faz barulho
  • geladeira estalando
  • geladeira frost free estalando
  • geladeira estalando é normal
  • barulho geladeira inverse
  • estalos na geladeira
  • geladeira frost free faz muito barulho
  • geladeira com barulho no motor
  • geladeira fazendo barulho estalos
0 comentário(s)
compartilhe

Deixe uma resposta