Cortina de ar: Para que serve? Descubra!

Será que a cortina de ar serve como ventilador? Será que a cortina de ar substitui o ar-condicionado? Acesse e confira tudo sobre cortina de ar!

A cortina de ar é um eletro que ajuda na manutenção da temperatura dos ambientes. Apesar de muitas vezes passar despercebido pelas pessoas, este aparelho é fundamental para manter a climatização nas empresas, indústrias alimentícias, frigoríficos e lojas. Mas será que a cortina de ar serve como ventilador? ela pode substituir o ar-condicionado? Vamos entender melhor essa questão.



Cortina de ar serve como ventilador?

Essa é uma dúvida comum: Como a cortina de ar sopra uma forte coluna de vento, as pessoas costumam imaginar que a cortina de ar serve como ventilador. Ainda mais que a cortina de ar sempre está relacionada à climatização dos ambientes.


Leia também


Na verdade, é errado pensar que a cortina de ar serve como ventilador. Apesar de gerar um vento forte, a cortina de ar não tem a função de climatizar o ambiente. Ali na região em volta dela, onde o jato de ar rebate, pode até ficar mais fresquinho. Mas o aparelho sozinho não vai dar conta de climatizar um ambiente. A cortina de ar não serve como ventilador, nem foi criado para isso.

Finalizando, o ar condicionado e cortina de ar devem ser utilizados em conjunto para proporcionar maior conforto; vamos explicar a função da cortina de ar a seguir.

aparelho de cortina de ar doméstico


Cortina de ar: Para que serve?

A cortina de ar é um aparelho comum nas empresas, indústrias alimentícias, frigoríficos e lojas. Ele fica instalado acima das portas das lojas, e sua função é manter um jato de ar constante que forma uma verdadeira cortina.

Essa cortina de ar formada pelo aparelho impede que o ar climatizado de dentro da loja escape para fora, ao mesmo tempo que evita que o ar quente e úmido de fora entre na loja. Resumindo, a cortina de ar evita que haja troca de temperatura entre o ambiente interno e o ambiente externo. Também servem como barreira contra fumaça, poeira, insetos, sujeiras e outros elementos que possam entrar no ambiente pelo ar.

O aparelho de cortina de ar é formado de duas partes, e o trabalho de uma parte completa o trabalho da outra. A parte interna do aparelho é que gera o jato de ar para baixo, fazendo a ventilação propriamente dita. A parte externa tem o objetivo de reduzir os ruídos produzidos pelo aparelho, ajudando a tornar a cortina de ar mais silenciosa – e imperceptível. As cortinas de ar são equipamentos que ficam instalados sobre a porta de entrada, fazendo uma barreira e garantido o isolamento térmico do ambiente mesmo com as portas abertas.



O trabalho da cortina de ar ajudam a aumentar a vida útil dos ar-condicionados, que não precisam trabalhar muito para manter o ar gelado dentro do ambiente. Isso gera uma economia de energia elétrica no uso do ar condicionado que pode chegar até 35%.

Entendendo a função deste aparelho, você percebe que não é verdade que a cortina de ar serve como ventilador, ou substitui o ar-condicionado.

Resumindo

A cortina de ar serve como ventilador? Vimos que não, já que a função da cortina de ar é evitar que haja troca de temperatura entre o ambiente interior e o exterior. A cortina de ar não refrigera o ambiente, por isso não pode substituir também o ar condicionado. A instalação da cortina de ar ajuda no funcionamento do ar condicionado, inclusive economizando energia.



Tópicos relacionados

  • cortina de ar para que serve
  • cortina de ar funciona com ventilador
  • cortina de ar gela?
  • cortina de ar ou ventilador
  • cortina de ar resfria o ambiente

Você vai gostar