Cooktop por indução: Revelamos como funciona!

Qual a diferença entre o cooktop por indução e o elétrico? Cooktop por indução vale a pena? Acesse e veja como funciona cooktop por indução!

Os cooktops por indução são a última palavra quando se fala em fogão. Com seu ar moderno e simplista, estão tomando conta das cozinhas à medida em que se tornam mais baratos, acirrando a concorrência com outros modelos de fogão existentes no mercado.

Pretende comprar um cooktop por indução mas ainda não conhece essa tecnologia? Está em dúvida se compra um cooktop por indução ou um cooktop elétrico? Seja bem-vindo, você está no lugar certo! Pegue uma bebida e vem com a gente ver como funciona cooktop por indução!



Como funciona cooktop por indução?

A indução é o grande charme (e a grande sacada) destes cooktops, e o que os torna tão badalados. Mas como funciona a tecnologia de indução?

A tecnologia da indução acontece graças ao magnetismo. O cooktop por indução gera campos magnéticos entre o fundo da panela (que precisa ser de aço) e a bobina de cobre localizada abaixo da superfície vitrocerâmica do cooktop. O campo magnético gerado pelo cobre acelera as partículas da panela de aço, fazendo com que ela se aqueça.

Por isso a panela deve ser colocada certinho no local indicado (ponto que atua como queimador), para sofrer a ação das correntes magnéticas. O campo eletromagnético instantaneamente aquece a base da panela, cozinhando, desta forma, o alimento dentro do recipiente com grande eficiência, rapidez e precisão.


Leia também


Ou seja, no cooktop por indução não há queimador, nem chamas. É a panela sozinha que esquenta e cozinha os alimentos, estimulada pelas bobinas de cobre na base do cooktop. Bacana essa forma como funciona cooktop por indução, não é mesmo?

Como atuam por meio de magnetismo, os cooktops de indução só podem ser usados com panelas magnéticas (sejam em aço, multi-camada/ fundo triplo ou ferro fundido). Este tipo de cooktop não funcionará com panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica, panelas com a base de cobre, pirex, por não serem de materiais magnéticos.

painel de controle do cooktop por indução


Qual a diferença do cooktop elétrico?

O cooktop por indução é mais evoluído que outros modelos, como os cooktops elétricos. As diferenças são grandes, já que o cooktop elétrico é mais comparável ao cooktop a gás do que ao por indução.

O cooktop elétrico funciona com uso de resistência elétrica, semelhante a um forno elétrico. O cooktop elétrico aquece a região dos queimadores, causando praticamente os mesmos riscos de queimaduras de um cooktop a gás ou um fogão convencional. O cooktop elétrico aquece o queimador, a panela e toda a região. Além disso, ele é menos eficiente no consumo elétrico, ou seja, gasta mais energia que o cooktop por indução.

Já vimos como funciona cooktop por indução, e sabemos que a área de cozimento só ligará após a presença da panela. Caso não ligue, a panela pode não ser adequada para o uso, ou pelo seu tamanho ou pelo seu material (que deve ser magnético). Além disso, a área de cozimento não aquece, apenas a panela, já que as ondas magnéticas da indução afetam apenas a superfície de aço em contato com ela.

Para você entender melhor, veja este vídeo. É difícil de acreditar, mas note como a área de cozimento só aquece a panela.



Quais são as vantagens do cooktop de indução?

Existem diversas vantagens na utilização da tecnologia de indução. Vamos ver algumas:

Modernos e cheios de funcionalidades
Os cooktops por indução são mais “inteligentes” e possuem funcionalidades interessantes para o dia a dia: timer, programação para cocção de diferentes tipos de alimentos, ajuste fino da potência, entre outros. Outras características dão mais flexibilidade ao eletrodoméstico: Alguns modelos permitem associar duas zonas de cocção e usar como se fossem uma só, para aquecer panelas maiores.

Mais seguro
Este é considerado o modelo mais seguro de cooktop: com ele, não há risco de choque elétrico ou queimadura. Você pode até colocar sua mão diretamente na superfície de cozimento do aparelho sem medo algum. Viu o vídeo anterior? Pois é, parece mágica. Além disso, a zona de cocção só ligará após presença da panela sobre ela.

Rendimento otimizado
Como ocorre a transferência de energia diretamente para a panela, reduz de forma relevante a perda de energia, fazendo com que haja muito mais rendimento energético.

Tempo de preparo reduzido
A tecnologia de indução também faz com que o preparo de alimentos e bebidas seja grande parte das vezes mais rápido do que nos outros tipos de fogões.

Mais fácil de limpar
Como sua superfície é lisa, a limpeza do cooktop de indução acontece de forma mais prática. Para a limpeza de sujeiras leves, deve-se utilizar um pano macio umedecido com água morna. Para sujeiras mais pesadas, como por exemplo gordura, deve ser incluído um detergente neutro além do pano macio e a água morna.

Não usa gás
Valendo-se das correntes magnéticas, o cooktop por indução não utiliza gás, apenas energia. Com o botijão de gás de 13kg beirando os R$100, essa é uma vantagem interessante.

Economia de energia
Segundo a Brastemp, um cooktop por indução consome aproximadamente 15% menos energia do que um cooktop elétrico para ferver água.

Economia de tempo
Eficiente, o cooktop de funcionamento por indução leva menos tempo para, por exemplo, ferver água.



Dicas para economizar energia com seu cooktop

Já dissemos, ao explicar como funciona cooktop por indução, que ele é muito eficiente no consumo de energia. Mas com alguns cuidados, você consegue otimizar este consumo ainda mais! Confira:

  • Use panelas com um diâmetro igual ao da zona de cocção.
  • Use somente panelas com fundo plano.
  • Se possível, mantenha a panela tampada durante o cozimento.
  • Cozinhe vegetais, batatas, etc., usando a menor quantidade possível de água, para obter menores tempos de cozimento.
  • Uma panela de pressão permite maiores economias de tempo e energia.
  • Para obter melhores resultados, assegure-se que a panela esteja posicionada no centro da zona de cocção, demarcada no seu cooktop.


Como limpar o cooktop

O cooktop é uma superfície plana, sem os queimadores convencionais, o que já facilita bastante a limpeza. Veja algumas dicas para fazer a limpeza do seu cooktop de forma adequada e sem comprometer o seu eletrodoméstico.

  • Com a superfície fria, remova toda a sujeira e os resíduos de alimentos.
  • Para a limpeza de sujeiras leves, deve-se utilizar um pano ou esponja macia umedecida com água morna.
  • Para sujeiras mais pesadas, como por exemplo gordura, deve ser incluído um detergente neutro além do pano/esponja macia e a água morna.
  • Deve-se enxugar bem sempre após cada limpeza do cooktop.

Ah, importante lembrar: Sempre deve-se realizar a limpeza do cooktop com a superfície vitrocerâmica fria, exceto quando se estiver limpando açúcar ou outros alimentos contendo açúcar. Neste caso, deve-se fazer a remoção com a superfície morna, com detergente neutro e esponja macia.



Resumindo

O Guia Eletro explicou como funciona cooktop por indução. A tecnologia da indução utiliza magnetismo para mexer com os átomos da panela, aquecendo-a. Por isso, o cooktop por indução só pode ser usado com panelas específicas. Vimos também que o cooktop por indução vale a pena quando comparado com o cooktop elétrico. Para finalizar, apresentamos dicas de uso e de limpeza do cooktop por indução.

Tópicos relacionados

  • como funciona cooktop por indução
  • cooktop por indução vale a pena
  • cooktop por indução queima

Você vai gostar