Como limpar o filtro do ar condicionado? Dicas split e janela!

Quando você limpou o filtro do ar pela última vez? Aprenda a saber se é hora de limpar o filtro, e como limpar o filtro do ar condicionado em video!

Quando foi a última vez que você limpou o filtro do seu ar condicionado? O ar condicionado é um eletro indispensável para amenizar o calor do nosso país tropical (conheça a linha Agratto!). Mas para que ele funcione bem – e não prejudique sua saúde – é necessário alguns cuidados, como a limpeza do filtro do ar condicionado.

Não tenha medo: limpar o filtro do ar condicionado é simples, tanto nos modelos split quanto nos modelos de janela. Preparamos um guia super completo, com texto e vídeos contendo tudo o que você precisa saber para limpar o filtro do ar condicionado!



Por que o filtro de ar é importante

Em poucas palavras, o filtro do ar condicionado doméstico é o responsável por limpar o ar antes que ele seja refrigerado e volte ao ambiente.

Por isso, quando o filtro do ar condicionado está sujo, ele pode disseminar micro-organismos (como fungos) e impurezas pelo ambiente. Para pessoas com problemas respiratórios (como asma e alergia), isso é um grande problema. Alguns podem até perceber outros sintomas, como pele seca e dores de cabeça.


Leia também


Além de reduzir as impurezas do ar no ambiente, ele também evita que partículas de pó, pelos e outras sujeiras entrem no motor do ar condicionado. Se o filtro do ar condicionado estiver sujo, os dutos de ar podem acabar entupindo.

Com os dutos entupidos, o ar condicionado vai resfriar menos, fazer mais força para sugar o ar, aquecer mais o motor… e aumentar o consumo de energia.

abrir ar condicionado

Por isso, alguns aparelhos possuem dispositivos de segurança e desligam sozinhos quando superaquecem. Seu ar condicionado está desligando sozinho? Então pode ser que esteja passando da hora de limpar o filtro do seu ar condicionado!



Cada modelo de ar condicionado usa um tipo diferente de filtro, mas geralmente eles são feitos com malha de arame e nylon. O filtro Hepa é o mais eficiente, e o de carvão é mais indicado para eliminar odores (como cigarro e gordura).

Quando devo limpar o filtro do ar condicionado?

Dúvidas sobre quando limpar o filtro do ar condicionado? Temos algumas dicas para lhe ajudar a perceber quando é hora de limpar o filtro do seu ar condicionado.

Os modelos mais modernos de possuem um alerta de quando você deve limpar do filtro do ar condicionado. Mas se o seu aparelho não tem essa função, é possível estabelecer os períodos de limpeza do filtro de acordo com a frequência de uso.

  • Casas usadas apenas no verão: limpar uma vez por ano.
  • Casa com até duas pessoas, sem animais de estimação, ar condicionado com pouco uso: limpar de 6 a 12 meses.
  • Casa residencial com mais de duas pessoas e sem animais de estimação: limpar de 6 a 12 meses.
  • Casa com animais de estimação: limpe a cada 6 meses.
  • Casa com animais de estimação e alérgicos: limpar entre 4 e 6 meses.

filtro ar condicionado

Importante lembrar que os períodos acima são um parâmetro genérico, utilizando como base a média de uso do seu ar condicionado; mas isso pode mudar, dependendo de variáveis como quantidade de BTUs, exposição a impurezas (como fumaça de cigarros e outros), clima, regiões metropolitanas com excesso de poluição, animais de estimação, etc. Caso tenha dúvidas, um especialista vai poder dizer mais precisamente se o seu filtro de ar condicionado precisa ser limpo ou não.



Sintomas de que você deve limpar o filtro do ar condicionado

Além dos intervalos sugeridos acima, existem alguns sinais que o ar condicionado oferece que indicam que está na hora de limpar o filtro do ar condicionado:

  • O ar condicionado faz muito barulho;
  • O ar condicionado demora muito tempo para congelar;
  • Os moradores espirram, tem crises alérgicas, dor de cabeça ou sentem sinusite excessiva;

Se você notou com frequência algum (ou vários) destes 3 itens, então está na hora de limpar o filtro do ar condicionado.

Como limpar o filtro do ar condicionado: Split e janela

Pronto para a limpeza do filtro do ar condicionado? Então prepare um pano seco e limpo, e siga as instruções.

abrindo ar condicionado

Importante: veja também as instruções de limpeza disponíveis no manual de instruções do seu ar condicionado! Se houver uma recomendação específica de marca ou modelo, deve-se tomar cuidado especial.

Como limpar o filtro do ar condicionado split

  1. Desligue o filtro da tomada. Alguns dizem que não é necessário, mas é bom retirar mesmo assim para evitar quaisquer acidentes.
  2. Abra com cuidado a tampa frontal da unidade. Normalmente, as fabricantes colocam duas travas nas laterais. Levante a tampa com cuidado.
  3. Normalmente há muita poeira nessa parte. Usando o pano limpo e seco, faça uma limpeza geral. Se a sujeira estiver difícil de sair, molhe o pano em água morna (abaixo de 50°C).
  4. Remova o filtro com cuidado. Ele é preso com uma trava de aço em alguns modelos; em outros, o filtro do ar condicionado possui encaixes na parte inferior e superior. Ao tirar o filtro do ar, você verá uma parte de alumínio; essa peça é conhecida como colmeia.
  5. Limpe o filtro do ar condicionado utilizando água corrente. Tenha cuidado para não danificar o tecido, ele é frágil. Jogue a água no sentido contrário ao da entrada de ar. Não use produtos químicos, escovas ou aspirador de pó.
  6. Deixe o filtro secar naturalmente. Caso tenha pressa, você pode secá-lo com um pano macio e limpo.
  7. Monte o filtro de volta no ar condicionado inserindo-o calmamente na unidade. Feche o painel frontal e, caso fique alguma umidade, limpe a unidade com um pano macio e seco por fora.

Em vídeo: Como limpar o filtro do ar condicionado split (geral)

Confira um vídeo que apresenta as dicas acima sobre como limpar o filtro do ar.

Vídeo: Limpeza do filtro do ar condicionado Electrolux

Se o seu ar condicionado é Electrolux, veja esse vídeo:

Vídeo: Limpeza do filtro do ar condicionado LG

Agora, instruções para quem tem um ar condicionado da LG:

Vídeo: Limpeza do filtro do ar condicionado Consul

As dicas da Consul para quem tem um ar condicionado da marca:

Ar condicionado Split: Unidade externa

A unidade externa do ar condicionado também deve ser limpa com alguma frequência. Caso ela esteja muito suja ou obstruída, pode reduzir a eficiência do aparelho, forçando o funcionamento e consumindo mais energia. Porém, para resolver obstruções e fazer limpezas mais profundas, é necessário contar com um profissional qualificado.

limpar ar condicionado externo

Caso a condensadora esteja acessível, você pode fazer uma limpeza básica. As aberturas e grades de troca de calor da unidade externa devem ser verificadas regularmente. Procure limpar a poeira, folhas e detritos. Como estão expostas ao tempo, pode ser que ocorram pontos de ferrugem na unidade externa; aplique um pouco de tinta esmalte sintético para evitar que aumente ou apareçam novas ferrugens.



Ar condicionado de janela

Geralmente, os condicionadores de ar de janela são mais fáceis de manusear. O processo de limpeza é muito semelhante ao do ar condicionado split.

abrir ar condicionado janela

Veja um passo-a-passo para a limpeza de ar condicionado de janela:

  1. Remova a tampa frontal do dispositivo, da mesma forma como seria no split. Destrave a tampa pelas laterais.
  2. Imediatamente, você terá acesso ao filtro principal do ar condicionado. Remova-o com cuidado.
  3. Coloque o filtro sob água corrente na mesma direção da saída de ar, e segure por alguns minutos.
  4. Espere até que o filtro esteja completamente seco para colocá-lo de volta no ar condicionado da janela.
  5. Vale lembrar: Não use produtos químicos, escovas ou abrasivos! A água já está fazendo um bom trabalho e impedindo que você danifique seu dispositivo.

filtro de ar condicionado janela

Cuidados adicionais

Algumas dicas adicionais para limpeza do filtro de ar que até podem parecer bobas, mas que você deve tomar cuidado e ter atenção para evitar problemas com o seu ar condicionado:

  • Nunca use água acima de 40 ° C para lavar os filtros. Isso pode danificar o material.
  • O modo de abertura da tampa e remoção do filtro é diferente para cada modelo. Se encontrar dificuldade para abrir a tampa ou soltar o filtro, não force. Leia o manual de instruções para aprender como fazê-lo corretamente.
  • Nunca ligue o ar condicionado sem o filtro.
  • Se o seu ar condicionado estiver entupido de sujeira, não tente realizar uma limpeza mais profunda. Chame um técnico especialista.
  • Um aspirador pode ajudar a remover o pó do radiador;
  • Verifique se há o filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito). Se o modelo do seu ar condicionado tiver esses filtros, remova-os antes de limpar os filtros de nylon e limpe-os apenas com um aspirador de pó.
  • Filtros de carvão ativado e HEPA não podem ser limpos com água;

limpar filtro ar condicionado

Xiii… A limpeza não deu certo e você danificou o filtro? fique calmo, na internet é possível comprar um filtro novo para o seu ar condicionado. O filtro de ar condicionado novo custa entre R$15 e R$50, dependendo do seu modelo e marca de ar condicionado.



Resumindo

Neste post, explicamos em detalhes como limpar o filtro do ar condicionado. Vimos o passo a passo da limpeza, tanto em aparelhos split quanto em ar condicionado de janela. Alguns vídeos mostraram na prática como limpar o filtro do ar condicionado de diferentes marcas. Vimos também como saber se é hora de limpar o filtro do ar, e alguns cuidados extras com a limpeza.

Termos relacionados

  • limpeza de ar condicionado
  • como limpar ar condicionado
  • filtro de ar condicionado
  • como limpar ar condicionado de janela
  • como limpar o filtro do ar condicionado electrolux
  • como limpar o filtro do ar condicionado lg
  • como limpar o filtro do ar condicionado consul

Você vai gostar